Benedita

Sábado, 1 de Março de 2008

Boas Práticas II - Concursos Literários

A pesquisa de boas e grandes práticas, na área da Cultura, intensifica-se! Depois de encontrado um exemplo de uma boa prática ao nível dos festivais de teatro, que é um dos nossos objectivos para melhoramento cultural da Benedita, encontrámos agora um excelente exemplo ao nível dos concursos.
 
Após idealização daquele que será o nosso projecto, relativamente a um possível concurso de escrita para jovens talentos, partimos em busca das boas práticas, procurando os bons exemplos a seguir e a serem tidos em conta.
Assim, depois de realizada alguma pesquisa, deparamo-nos com um concurso para jovens talentos, concebido pela Universidade Fernando Pessoa e pela Fundação Fernando Pessoa.
O concurso, intitulado por ‘Talentos Pessoanos’, abrange as áreas da pintura, escultura e poesia, incentivando os alunos da Universidade a participarem, tendo como fonte inspiradora um dos maiores escritores portugueses – Fernando Pessoa.
 
Achamos que este concurso é aquilo que procurávamos inicialmente, ou seja, um bom exemplo a seguir e a ser tido em conta.
Isto porque, o concurso atinge um nível de grandiosidade considerável devido à sua forte temática, o que comprova que a boa estruturação a par de uma boa e forte temática são meio caminho andado para que se crie ou projecte um concurso de sucesso.
Contudo, o facto de o concurso ‘Talentos Pessoanos’ ser restrito nas suas inscrições (é dirigido apenas aos alunos matriculados na Universidade Fernando Pessoa), vem retirar um pouco dessa tal grandiosidade, acabando talvez por ficar um pouco à quem das expectativas e das suas verdadeiras potencialidades. Isto porque este poderia ser um concurso de dimensão nacional graças à sua temática, pois sejamos sinceros, Fernando Pessoa fez e faz mover multidões!
Assim, concluímos que se queremos, de facto um concurso bem estruturado, com uma boa e forte temática, teremos também de considerar o público a quem será direccionado, ou seja, não deveremos limitar o concurso à comunidade estudantil; deveremos sim arriscar num concurso mais abrangente a todos os níveis etários e, até mesmo, arriscar num concurso a nível regional.
Fernando Pessoa
publicado por alter.ego às 15:59
link do post | comenta | adiciona-nos aos favoritos

localiza-te!


View Larger Map

descobre-nos

consulta

encontra

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

dá a tua opinião! ...


relê

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

liga-te

Grupos Google
Inscrever-se em Cultura no CCC
Email:
Visitar este grupo

tags

todas as tags

subscrever feeds