Benedita

Sexta-feira, 25 de Abril de 2008

Revolução dos Cravos

Neste dia, achamos importante reflectir acerca da importância que a Revolução dos Cravos teve para nós e para as nossas cidades. Começamos por citar uma notícia da RTP:

Cavaco “impressionado” com ignorância dos jovens

"Cavaco Silva sustenta que o 25 de Abril continua por realizar relativamente a uma sociedade mais justa e uma nova atitude da classe política
 

O Presidente da República denunciou a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e pediu aos políticos que deixem de ser autistas e de vender ilusões, para evitar o afastamento dos jovens da vida política.

 

“Os mais novos, sobretudo, quando interrogados sobre o que sucedeu em 25 de Abril de 1974 produzem afirmações que surpreendem pela total ignorância de quem foram os principais protagonistas, pelo total alheamento relativamente ao que era viver num regime autoritário”, declarou Cavaco Silva, na sessão solene na Assembleia da República que assinala o 34º aniversário da “Revolução dos Cravos”.


Esta é uma atitude injusta para com aqueles que lutaram pela liberdade. A geração actual não deverá esquecer que a “Revolução dos Cravos” foi um projecto de futuro, sustentou Cavaco Silva.


O presidente citou um estudo encomendado à Universidade Católica sobre o alheamento dos jovens face à política, que vai posteriormente fazer distribuir pelos partidos políticos com assento no Parlamento.



“Um regime político não pode esquecer as suas origens”, afirmou o Presidente da República, que considera “não ser saudável que a nossa democracia despreze o seu código genético e as promessas que nele estiverem inscritas”.



“Há ainda um longo caminho a percorrer”, no sentido de uma sociedade mais justa e com maior empenho cívico dos cidadãos, alertou Cavaco Silva. Este caminho implica, para o Chefe de Estado, uma nova atitude da classe política, que deve prestar contas do que faz."


RTP
2008-04-25 12:05:02
 
 
De facto, é da sabedoria popular que nos chega o ditado "Longe da vista, longe do coração.". Como tal, consideramos perfeitamente normal que os jovens de hoje não vivam este dia como todas as pessoas que acompanharam os acontecimentos daquela época.
No entanto estamos perfeitamente de acordo com o nosso Presidente da República: é preciso não desvalorizar toda a importância, manifesta nas consequências que aquele dia tem agora para toda a população portuguesa. É importante conhecer e enaltecer o esforço que todos aqueles Homens fizeram por um futuro melhor para todos nós. Afinal é disso que estamos sempre a falar... queremos um futuro melhor!.. No entanto é necessário não esquecer que o presente já é muito bom, graças ao esforço dos nossos antecessores!

É também na sequência da denúncia feita pelo Sr. Presidente da República que resolvemos convidar os nossos visitantes a testarem os seus conhecimentos acerca do 25 de Abril, através de uma actividade lúdica:
 


 
Aconselhamos ainda a consulta das seguintes páginas para eventuais esclarecimentos:

 
E aproveitamos também para ilustrar esta data com o vídeo seguinte:
 
alter ego sente-se:
publicado por alter.ego às 18:19
link do post | comenta | adiciona-nos aos favoritos
|
1 comentário:
De Arte por um Canudo a 26 de Abril de 2008 às 19:59
Lindissima homenagem ao 25 de Abril. 25 de Abril sempre..sempre no coração.

comenta o post

localiza-te!


View Larger Map

descobre-nos

consulta

encontra

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

dá a tua opinião! ...


relê

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

liga-te

Grupos Google
Inscrever-se em Cultura no CCC
Email:
Visitar este grupo

tags

todas as tags

subscrever feeds