Benedita

Sexta-feira, 7 de Março de 2008

Alter Ego é notícia!

O nosso grupo é notícia nos jornal Gazeta das Caldas! Passamos a citar:

 

Alunos da Benedita querem

dinamizar a vila

São um grupo de finalistas do Externato Cooperativo da Benedita e fazem parte de um total de 2016 alunos, de 220 escolas do país, a competir no concurso “Cidades Criativas – Reflexão sobre o Futuro das Cidades Portuguesas, uma iniciativa da Universidade de Aveiro e da Associação Portuguesa de Planeadores do Território.

Os alunos explicaram à Gazeta das Caldas que pretendem fazer um “diagnóstico da vila da Benedita, apresentação de possíveis soluções e a execução daquelas que nos forem possíveis com vista à melhoria das condições de vida das pessoas”.Ana Pedroso, Cátia Feliciano, Cláudia Belo, Fábio Henriques, Sara Vicente e Solange Pereira, são os alunos do 12º ano que querem “mostrar a todo o país que mais do que uma simples vila, a Benedita tem uma identidade escondida a revelar, que a sua população respira dinamismo, vontade de evoluir, desejo de se distinguir, ambição de inovar”.

E esta é a razão que apontam para o nome escolhido – “Benedita: Alter Ego” – uma expressão latina que escolheram por espelhar na perfeição os seus objectivos. “Benedita: Alter Ego” é também o nome do blog onde expõem com regularidade o trabalho que estão a desenvolver, sob orientação da professora Inês Madaleno. A Internet e alguns flyers espalhados pela vila foram a forma encontrada para envolver a comunidade num projecto que consideram uma mais valia para o meio onde se inserem.

A primeira fase está já concluída, com o trabalho de pesquisa e avaliação da vila. A conclusão a que chegaram foi que “o povo beneditense necessita de investimento na área da cultura, sobretudo a nível imaterial, visto que a nível material, temos condições excepcionais, mas que estão a ser subaproveitadas”. Por isso, apresentaram já propostas neste sentido.

Em primeiro lugar, querem criar uma plataforma de incentivo à leitura, através do Bookcrossing. “O objectivo é criar uma zona oficial na Benedita que esteja acessível a toda a comunidade e onde se deixem livros para que outros possam levar e ler, fazendo depois o mesmo”, uma proposta bem encaminhada com o apoio do café “Safary”, que facultou uma área para este fim.

Outra das iniciativas que querem levar a cabo enquadra-se nas artes visuais e dramáticas, com a promoção a nível nacional do FesTeatro, um festival dirigido a grupos de teatro amador que vai realizar-se na vila entre 16 e 18 de Maio. De acordo com a equipa de alunos, o objectivo é conseguir “a participação de mais grupos e de mais espectadores. Pretendemos aliar este evento também às artes visuais com um fórum das artes, onde alunos dos mais diversos pontos geográficos poderão expor o seu trabalho para os espectadores das peças”.

Por enquanto, as iniciativas do grupo podem ser consultadas em http://alter-ego.blogs.sapo.pt/, um espaço também aberto a sugestões.

 

 

O artigo acerca do trabalho que estamos a desenvolver pode ser lido online aqui. O nosso muito obrigado à jornalista Joana Fialho.

publicado por alter.ego às 14:53
link do post | comenta | adiciona-nos aos favoritos
|

localiza-te!


View Larger Map

descobre-nos

consulta

encontra

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

dá a tua opinião! ...


relê

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

liga-te

Grupos Google
Inscrever-se em Cultura no CCC
Email:
Visitar este grupo

tags

todas as tags

subscrever feeds