Benedita

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

Desafio do CCC

O texto seguinte foi feito como resposta ao desafio da organização do CCC. Trata-se de uma síntese do trabalho de desenvolvemos até agora, das principais conclusões que retiramos dele e dos objectivos para o futuro. Esperamos ter sido claros e objectivos.
 
Aconselhamos que a leitura da síntese do nosso trabalho seja acompanhada pela visualização do seguinte powerpoint apresentado no "CCC on the road" em Santarém:



 

Benedita: Alter Ego

            Ana Pedroso, Cátia Feliciano, Cláudia Belo, Fábio Henriques, Sara Vicente e Solange Pereira são os nomes por detrás do grupo Alter Ego, nome que surgiu após um lapso de criatividade, no qual recorremos a um dicionário de Latim/Português, onde encontrámos esta expressão. Perfeita. Mostra tudo o que pretendemos: mostrar que mais do que uma simples vila, a Benedita tem uma identidade escondida a revelar, que a sua população respira dinamismo, vontade de evoluir, desejo de se distinguir, ambição de inovar; que o seu potencial a nível material não é muito elevado, mas que a sua dimensão imaterial é promissora!...

            Esta ambição permitiu à população assegurar todas as condições mínimas para uma boa qualidade de vida, que não conseguia exclusivamente com o apoio do estado: emprego, através das empresas industriais criadas, e educação através do Instituto Nossa Senhora da Encarnação, que construiu o Externato (frequentado por alunos do 3º Ciclo e Secundário). Para além disso, entendeu-se que era necessário estender as preocupações a outras actividades como o lazer e a cultura. Conseguiu-se, então, criar o Centro Cultural Gonçalves Sapinho, que tem excelentes condições para a prática deste tipo de actividades.

            No entanto, encontrámos diversos problemas na área da cultura, sobretudo a nível imaterial. Baseados nesta constatação, partimos em busca de iniciativas que pudessem melhorar a cultura na Benedita. Das inúmeras ideias que tivemos, destacamos aquelas em que pretendemos empenhar-nos para as conseguirmos concretizar.

          

  A primeira trata-se de uma plataforma de incentivo à leitura – o Bookcrossing. Este é um conceito internacional, que designa a prática de deixar livros em locais públicos para que os outros os possam levar e ler, fazendo depois o mesmo. O objectivo é criar uma zona oficial na Benedita, que esteja acessível a toda a comunidade e que vá mesmo ao encontro dela, lutando contra a sua inércia. Aqui, conseguimos já o apoio do café Safary, que se disponibilizou a ceder um pouco do seu espaço para a criação desta zona.

            No âmbito das artes visuais e dramáticas, surge outra das nossas ideias: a promoção do FestTeatro por todo o país, de modo a conseguirmos a participação de mais grupos, atraindo mais espectadores. Pretendemos aliar este evento também às artes visuais com um fórum das artes, onde alunos dos mais diversos pontos geográficos poderão expor o seu trabalho. Assim, será possível que os espectadores das peças de teatro visualizem também as obras de arte expostas.

            Para envolvermos a comunidade no nosso projecto, um dos nossos maiores problemas, espalhámos flyers pela vila de modo a convidar as pessoas a participar no blog. Com a colaboração do ECB, que publicitou o nosso blog no seu site, e do Benedita Inova, que também já o fez, conseguimos chegar a um grande número de cidadãos beneditenses. Para além disso, demos uma entrevista a um jornal regional e esperamos para breve a sua publicação.

 

publicado por alter.ego às 17:17
link do post | comenta | adiciona-nos aos favoritos
|

localiza-te!


View Larger Map

descobre-nos

consulta

encontra

 

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

dá a tua opinião! ...


relê

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

liga-te

Grupos Google
Inscrever-se em Cultura no CCC
Email:
Visitar este grupo

tags

todas as tags

subscrever feeds